Você Pode Reproduzi-La Tal E Qual?

Rubber Soul é o sexto álbum de estúdio da banda de rock britânica The Beatles, lançado em três de dezembro de 1965. Produzido por George Martin, foi gravado em somente 4 semanas pra desse modo poder usufruir o mercado de natal.

Ao oposto de seus cinco álbuns anteriores da banda, Rubber Soul foi o primeiro a ser gravado pelos seus autores durante um ciclo específico, concreto, sem ser interrompido por turnês musicais ou projetos fílmicos entre as sessões de gravação do álbum. O álbum foi referido como uma promoção artística importante da banda, tendo um amplo sucesso comercial e de crítica, fazendo com que os encarregados da análise tomassem nota da visão musical que os Beatles iam construindo. A edição original inglesa reflete a intervenção do “soul”, que mostrava o título da capa do álbum.

A relação de faixas muda pela edição norte-americano, que incluiu duas músicas acústicas provenientes do disco anterior britânico Help! The Byrds e Bob Dylan. Rubber Soul é frequentemente citado como um dos melhores álbuns da história da música popular. Em 2001, a cadeia de música por cabo VH1 colocou-o no número seis de entre os cem melhores da história. Em novembro de 2003, a revista Rolling Stone o colocou no posto cinco da relação dos 500 melhores álbuns de todos os tempos. Após 3 agitantes anos de Beatlemania no Reino Unido, e 2 nos Estados unidos, The Beatles estavam exaustos das turnês, entrevistas e programas de rádio e tv pras quais eram convidados.

Em 1964, o The Beatles conheceram a Bob Dylan, com quem cada afiliado estreitou amizade —especialmente John Lennon e George Harrison. Sua intervenção se fez notar em futuras composições da banda, cujas letras começavam a ser mais pessimistas e exploravam tópicos mais introspetivos, como era típico em Dylan. Também foi ilustre a influência na sua musicalidade, que foi adquirindo um som mais folk.

  • Ensinar a tocar um aparelho
  • Se eu tiver que ganhar peso, engordaré
  • Diogu, os Leões, os Knicks
  • México: Olivia Jimenez, um gol de sonho
  • Se posso te beijar
  • Mantenha um perfil atraente
  • Austrália: quinta-feira, 5 de abril de 1990

no começo de 1965, o grupo começou a gravar seu quinto álbum de estúdio, intitulado Help! Também começaram a recorrer ao apoio de músicos de sessão, como em “You’ve Got to Hide Your Love Away”, em que o músico independente John Scott tocou a flauta pela parcela desfecho da canção. Em agosto de 1965, os Beatles começaram o que seria a sua segunda turnê norte-americana —em que se levou a cabo o famoso show do Shea Stadium. Apesar do sucesso, os participantes do grupo estavam cansados dos gritos dos fãs nos shows, que faziam com que a mesma banda não possa ouvir a tua música e, assim, não saber do seu progresso musical.

Após a turnê, a banda deu uma pausa de um mês, período no qual nasceu o primeiro filho de Ringo Starr e john Lennon comemorou seu aniversário de 25. Impôs-Se uma data-limite para completar o novo álbum, com o final de que esse fosse publicado, face à Natal de 1965, e desta maneira pesquisar o mercado de natal. No decorrer da segunda sessão do dia, entre as 7pm e as 11:30pm, trabalhou-se numa primeira versão de “Norwegian Wood (This Bird Has Flown)”, que na data chamava-se simplesmente “This Bird Has Flown”.

Gibson Jumbo tocada por john Lennon, o sitar de Harrison, o pequeno elétrico de McCartney e cerca de cascavéis tocados por Starr. No dia seguinte, os membros voltaram a se introduzir pra começar a gravação de “Drive My Car”, a canção que abre o álbum. Foi gravado entre as 7pm e as 12:15am do dia seguinte, ocasionando-se a primeira sessão de gravação do grupo, que se estendia até passada a meia-noite.

Foram realizadas 4 tomadas da cota instrumental da música, sendo a última a única concluída, e à qual se acrescentaram overdubs com as partes vocais, o intro de guitarra tocado por um músico e uma cabra. O grupo voltou aos estúdios em 16 de outubro, pra gravar a faixa rítmica de “If I Needed Someone” —a primeira das duas composições de Harrison em Rubber Soul.