Ce Que L’Amérique Latine?

América Latina e a américa Latina é um conceito étnico-geográfico lançado no século XIX para identificar uma região do continente americano com a fala da maioria de línguas derivadas do latim (principalmente português ou português e, em menor medida, francês). A definição necessita da localidade é mutável. Dos três idiomas que definem a América Latina, o espanhol e o português são os predominantes, ficando o francês como idioma de somente 3% da população da localidade.

Derivado da frase foi estendido o gentílico “latino” pra fazer fonte a pessoas de cultura latino-americana. A região compreende mais de vinte milhões de quilômetros quadrados de superfície, a que correspondem cerca de 13,5% da superfície emersa do planeta. Por sua extensão, a América Latina retrata uma vasto diversidade geográfica e biológica. Nele descobrem-se aproximadamente todos os climas do mundo e é o lar de várias espécies animais e vegetais. Conta bem como com alguns dos maiores rios do mundo e significativas recursos alimentares, energéticos e minerais, entre os quais se destacam tuas jazidas de petróleo, cobre, lítio e prata. 1836 depois de viajar pelos Estados unidos, México e Cuba, embora sem usar a expressão “América Latina”.

o Brasil e o Haiti, onde se falam novas línguas românicas e habita a terceira parcela da população da América Latina. Etimologicamente, a denominação “latino” é um adjetivo que, originalmente, indicou liga do Latium, localidade da Antiga Roma. Posteriormente, o motivo inicial foi estendido a qualquer pessoa falante de uma língua derivada do latim romano, é contar o que se sabe como línguas românicas, como o italiano, francês, espanhol, português, romeno, galego, catalão, etc

  • 12 Cfr. M. A. Acerenza, Op.cit.70pp
  • Expulsou outro pela região de Irbid (Mt 8,28-34; Mc 5,1-21; Lc 8,26-39)
  • Isidro Cotorrón: Companheiro e camarada de Foforito e Sinfônico, toca o violino
  • Help develop the next summary here
  • 396 dicionários de engenharia

Em sua acepção mais acessível, “América Latina” costuma impor-se exclusivamente aos países de fala espanhola e portuguesa do continente americano, incluindo Porto Rico, mesmo que seja um Estado Livre Associado dos Estados unidos da América. Nesta acepção, seria sinônimo de américa latina, porém normalmente consideradas incompletas, ao apagar territórios que, sem ser particularmente de língua hispânica ou portuguesa, culturalmente, conseguem ser considerados latinos. Em sua acepção mais normalmente aceita, englobaría bem como para os países de língua francesa, isto é, Haiti, os territórios ultramarinos franceses na América do norte e a Ilha de Clipperton. Segundo a explicação da Real Academia Espanhola, “América Latina” é o conjunto de todos os países americanos que foram colonizados por nações latinas, isto é, a Espanha, Portugal ou França.

De acordo com o ciberdúvidas da língua Portuguesa, para dizer-se exclusivamente aos países de língua espanhola é mais próprio, utilizar o termo específico Br ou, se se acrescenta o Brasil, país de língua portuguesa, o termo américa latina. Outra acepção menos aceita englobaría bem como os territórios da América do norte em que as línguas latinas têm carácter oficial ou predominante, quer dizer, os estados da Califórnia, Arizona, Nevada, Novo México, Texas e Flórida, nos EUA. Nos EUA, onde há uma presença interessante do português, e os territórios francófonos de Quebec, Nova Brunswick, Manitoba e Ontário, no Canadá, e Luisiana, nos estados unidos.

Uma variante da anterior, é a de acrescentar os territórios que são capazes de ser considerados como culturalmente latinos ou com uma presença essencial da cultura latina, contudo excluindo os territórios que seriam culturalmente mais próximos da cultura anglo-americana. Assim, se incluiriam os anteriores territórios da América do norte com a presença primordial do português, entretanto se excluirían os territórios francófonos da América do norte por ser culturalmente mais próximos da cultura anglo-americana que a latina, apesar do idioma.