Conceito Definição ABC

A cerimónia de tomada de posse de certos cargos políticos consideráveis é conhecida como investidura. Portanto, trata-se de um ato formal pelo qual uma pessoa, tendo como exemplo, o presidente de uma nação, é nomeada pra exercer o cargo.

Há que se lembrar que o verbo investir significa, propriamente, ceder ou proporcionar a alguém uma representação de vasto relevância social. Após as eleições para escolher os representantes do público, o Rei se reúne com os líderes políticos que foram eleitos pelas urnas, e propõe um candidato pra preencher o cargo de presidente do governo.

O candidato apresentado é dirigida ao conjunto dos deputados do Congresso e expõe o seu programa político e, logo em seguida, solicita o suporte da câmara. Após este pedido, os deputados votam e, assim, expressam o seu suporte ou a sua rejeição a investidura do candidato a presidente.

Se o candidato a ocupar a presidência do governo é apoiado de modo majoritária pelos deputados, o candidato é eleito como presidente da nação. No caso de não se atingir uma maioria absoluta, 48 horas depois de, é feita uma nova votação, e, se não houver apoios suficientes, seria indispensável convocar recentes eleições. A origem remota desta tradição está no Direito Romano, mais efetivamente o feito jurídico pelo qual se realizava a transferência de uma propriedade ao seu legítimo proprietário. Na Idade Média, é a forma jurídica foi usada na tomada de posse de um feudo por fração de teu dono (senhor feudal).

  • 29 de julho: a Microsoft lança no mercado o seu mais recente sistema operacional Windows dez
  • B) Controle sanitário de indústrias, de atividades e serviços, transportes, ruído e vibrações
  • Festival Internacional de magia em janeiro
  • PSOE e Cidadãos rejeitam a oferta do PP
  • Mandar anunciar, circular, e fazer guardar as leis
  • Poliaquenio da rosa
  • Ranking Nacional 3º Lugar: 2011, 2010

De forma análoga, no momento em que os reis eram glorificados como a autoridade máxima de um reino se realizava uma solenidade de investidura. O feito de investidura interpretado como cerimônia protocolaria também se realizava no momento em que um ser era nomeado cavaleiro ou quando um vassalo jurei fidelidade ao senhor feudal.

A Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias (igreja mórmon) também incorpora o conceito de investidura. Assim, para os participantes dessa corrente religiosa da cerimônia de investidura consiste em um ritual em que um líder da igreja recebe um dom divino concedido na intervenção do Espírito Santo.