Concepción Arenal, A Mãe Do Feminismo Português

‘quanto aos benefícios do sexo, demitiu-se somente a eles, por ter notado que custam mais do que valem a pena’. Concepción Arenal, a primeira mulher com um cargo significativo pela administração espanhola, lá pela segunda metade do século XIX, sabia o que dizia.

a Sua existência foi uma cruzada feminista. E embora, pra gerações vindouras, tuas abordagens foram considerados mais femininos do que de mulheres, dado que nunca questionou os papéis sexuais determinados, o seu papel em benefício da emancipação da mulher em Portugal é inquestionável.

com Ciúmes de preservar a tua intimidade, a Concepção é empecinó em destruir, pouco antes de morrer, qualquer documento que oferece detalhes sobre isto tua biografia, temendo que tua vida privada empañase o valor de tua criação intelectual. Mas o valor de tua obra faz com que isto seja irreal.

E vale a pena entender a tua existência para aprender as dificuldades e obstáculos constantes que teve que salvar até obter suas notáveis realizações. Sabemos que a Concepção nasceu em Ferrol. Depois do falecimento de teu pai, a futura penalista é internada em um colégio religioso, por expresso desejo de tua mãe, que lhe ensinam a comportar-se em sociedade. O programa de estudos não está à altura das preocupações intelectuais da futura penalista. Porque Concepção tinha idéias muito claras, era mulher ‘, porém não besta’ e, além de tudo, desejava cursar estudos superiores, vontade inédita em uma mulher da época.

  • eu Te gosto, visto que você sempre está, ainda que a distância nos separa
  • Crônica GP Aragão: Rins ganha em ‘moradia’
  • Isora Clube
  • 5 Pintura alemã
  • As dificuldades de João (1983)
  • Aficionado por futebol, entretanto, apenas, o pratique

Sua mãe reprobaba tua decisão, todavia o destino jogou suas cartas e, após a morte de tua avó, no momento em que a futura penalista contava exatamente vinte e um anos, falhou em teu favor, já que a herança familiar recaiu sobre isto ela. Concepção toma a escolha.

Decidida a conduzir-se para o colégio, mesmo quando o acesso às salas de aula das universidades estava vedado às mulheres, eu acredito em ‘travestir’: vestida de homem, freqüenta as aulas de Direito Penal e Jurídico . A sorte estava lançada. Naquele espaços conheça o que será o teu marido, Fernando Garcia Carrasco. Em dez de abril de 1848, casou.