Este estudo porção da combinação de 2 aforismos lacanianos, numa tentativa de trabalhar o “Secretário do alienado” como um possível tratamento da psicose. Palavras-chave: psicose, secretário do alienado, transferência. A modificação foi tentada por Lacan que, neste instante em seus primeiros passos pela psicanálise, prontamente se encontrava às voltas com a psicose.
2010, p9), pondo fim à charada das contra-indicações da psicose, mantendo mas, o cuidado de as entrevistas preliminares. Para localizar o tempo histórico da hipótese lacaniana de que se trata por este estudo, visualize o que propõe Alvarenga (2000) a respeito duas clínicas lacanianas: uma estruturalista, outra borromeana.
Estas duas formalizações da clínica Lacaniana são sérias para abordar a chamada psicose ordinária, lacanianas, não desencadeada; como a psicose freudiana, extraordinária, disparado. 2007), tua segunda clínica. Esse apoio vai nos permitir utilizar 2 aforismos lacanianos localizados nesta primeira clínica pra trabalhar a ideia do Secretário do alienado como uma proposta da direcção para o tratamento de psicose freudiana, como veremos em detalhe mais adiante.
2002), sobre isso as psicoses, podemos revelar um ponto interessante pra trabalhar com esta estrutura: a proposta do Secretário do alienado. Na clínica com pacientes psicóticos, podemos notar diferentes recursos para um possível tratamento da psicose por meio da hipótese lacaniana.
Temos o exemplo da suplência na arte, a passagem ao ato e também a estabilização da metáfora delirante, tema nesse serviço. 1998a, p125). Esta indicação de Lacan, há uma alusão à transferência como uma forma de resistência, mais centrado na clínica da neurose, porém fazemos uma aposta que isso assim como acontece na clínica da psicose. Este movimento pulsante do inconsciente – abrir e fechar – é o que permite que as formações do inconsciente na neurose. Em psicóticos, a inexistência de uma barra de ferramentas fornecida pela foraclusão do Nome-do-pai, impossibilita o fechamento e o inconsciente passa a fornecer fenômenos como os delírios.
- rege-Se por sua natureza
- oito Cidade Mulher
- 2 Corpo Municipal de Bombeiros
- quatro Duplo Hoje Não Circula
- cinco Fire Focus
- Guilherme Murillo 300.000
Quando usamos o aforismo lacaniano do inconsciente a céu aberto da psicose, focalizando, principalmente, os efeitos da foraclusão do Nome-do-pai. Continuamos Lacan no momento em que diz que a foraclusão é a condição primordial pra psicose (LACAN, 1998c), contudo tem de uma circunstância adicional pra que a psicose se acionado (SOLER, 2007) acontecimento que imediatamente ocorreu nas psicoses freudianas, desencadeadas.
1996, p78), Freud afirmou que “o que nós consideramos a realização patológica, a geração delirante, é, na verdade, uma tentativa de restabelecimento, a reconstrução”. A proposta do secretário do alienado não é apenas conceder crédito à frase do psicótico, ou a pureza de um diagnóstico a partir de seu discurso. O fechamento do inconsciente pela transferência como uma barra o gozo do Outro poderá ajudar ao secretário do alienado como uma manobra técnica que permite a estabilização sem maiores perigos.