O cinema de terror é um gênero que a todo o momento apaixonado ao longo dos anos, milhões de espectadores em todo o mundo e, entretanto, ainda é custoso localizar vídeos de terror que possam ser consideradas uma obra de arte. Dessa maneira, esta relação selecionamos os incríveis filmes de horror e terror da história (cuidado!) poderiam conservar-se revelado a noite toda. O fulgor’ poderia ser qualificado como um dos vídeos mais aterrorizantes da história do cinema. Desde que se estrenase em Portugal, em 1980, o clássico de Kubrick, continua a ser uma fita de culto e, graças à análise de (dom) Jack Nicholson pesadelos estão asseguradas durante abundantes dias.
A adaptação ao cinema do romance de Stephen King, publicado em 1977, introduziu novos estilos do cinema de terror, ainda que o escritor não estava plenamente sorridente com o efeito. Todavia, Scorsese inclui entre as 11 maiores videos de terror de todos os tempos. O maior acerto de Kubrick (‘A Jaqueta Metálica’, ‘Laranja Mecânica’, ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’) foi contar com um dos grandes nomes da sétima arte como protagonista.
Nicholson pareceu aprender o seu papel na perfeição e reflete como ninguém a loucura de Jack Torrance, protagonista da fita. A clássica cena do machado, se ocasionando alienado e carrega a porta do banheiro em que se escondem tua mulher e teu filho, poderia ser qualificado como uma DAS cenas mais memoráveis do cinema.
Tão icônico que tornou-se a capa e imagem de ‘O iluminado’. O Fulgor’ gira ao redor da vida de Jack Torrance, um aspirante a escritor e ex-alcoólatra que começa a trabalhar como guarda de manutenção em um hotel silencioso e solitário pela montanha. Pouco tempo após ter se instalado ali com tua mulher e seu filho, começa a sofrer de transtornos de personalidade, ocasionando-se vítima da loucura provocada pelo isolamento.
- “Que Alá te proteja de ti!”
- Não te posso contar. O você em seu site
- E eu eu tento
- Pelo menos uma das trompas de Falópio precisa de ser permeável
- o Meu amor por você é tão imenso, que não caberia em toda a galáxia
- 2004 – Neruda no coração (CD e DVD, imensos artistas)
- Aparições: 6ª e 7ª (esporádica) temporadas. (14 episódios)
- A poupança de tempo na instrução do recurso
Completam o elenco: Shelley Duvall, Danny Lloyd, Idade Crothers, Barry Nelson, Philip Stone, Joe Turkel, Barry Dennen, Lisa e Louise Burns, entre outros. Em ‘A semente do diabo” o espectador se deixa seduzir pela câmera de seu diretor, e nos fez participantes da tristeza de Rosemary (Mia Farrow). O medo não é visto diretamente pela fita, mas é sentida no recinto, na atmosfera inquietante e os inconfundíveis vizinhos que Polanski vai introduzindo.
É a história Dos Woodhouse, um jovem casal de nova iorque (pela pele de Mia Farrow e John Cassavetes), que espera seu primeiro filho. O marido, um ambicioso ator sem sucesso, faz um pacto com o diabo com o término de conseguir o cume. O mais recomendado do terror clássico são as extraordinárias atuações do elenco. Destaca-se Ruth Gordon, que levou o Oscar devido a seu caráter repulsivo Minnie, formado por Polanski. Elenco completo: Mia Farrow e John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Ko, Maurice Evans, Clay Tanner, Ralph Bellamy, Vitória Vetri, Patsy Kelly, Elisha Cook Jr. Pode ser explicado como um video que marcou o gênero de terror e filme sobre exorcismo mais conhecida da história do cinema.
Foi lançado em 1975, em Portugal e conta com dois prêmios Oscar de Melhor Roteiro adaptado (William Peter Blatty) e Som (ganhou 10 indicações). Dirigido por William Friedkin, ‘O exorcista’ gira por volta de uma mulher que chama a em torno de padres jesuítas para que tentem encerrar com a possessão demoníaca de sua filha de doze anos.
Além disso, o n.º visual é um dos melhores que já vi em fitas do gênero. A chave está em que, apesar de o orçamento da fita, Friedkin conseguiu que fosse o mais realista possível. Não há mais que olhar a cena em que Regan gira a cabeça para trás ou no momento em que o levita a respeito da cama.